RSS

Carta em homenagem à Profª Cássia Hack

03 nov

Cássia Hack, o SINDUFAP e a precarização do trabalho docente

                         A professora Cássia Hack, desde que chegou à UNIFAP, mostrou-se uma militante política, defendendo valores partilhados com as sucessivas gestões que tem estado à frente do Sindicato dos Docentes da UNIFAP, o SINDUFAP. Lutando por uma universidade pública de qualidade, postou-se em defesa dos seus ideais e contra as posições de membros da administração de nossa IFES. Por conta desta atuação, no curto período em que está na UNIFAP, alinhou-se com as ações e posições políticas da ação sindical e participou como membro da chapa Resistência Autônoma e Democrática para a direção do SINDUFAP na condição de presidente.

Vitoriosa a chapa nas eleições de junho de 2011, Cássia assume a presidência do SINDUFAP para o biênio 2011/2013 e passa a desenvolver, a partir de agosto, um trabalho importante e desgastante. Todavia, assumindo a presidência, a professora se deparou com um problema que atinge a todos docentes da UNIFAP: o excesso de trabalho. Cássia Hack, além de docente, é coordenadora do curso de Educação Física e, como muitos dos professores da instituição, possui vários projetos de pesquisa, extensão ou ensino e uma carga horária que extrapola 40 horas semanais.

Esta precarização do trabalho docente, com volumes descomunais de atividade e sem recursos e infra-estrutura adequados, tem sido a tônica da política governamental para as universidades federais nos últimos anos. O salário é aviltado, mas o governo oferece exíguas oportunidades de incremento de renda que exigem aumento da carga de trabalho, bem como atividades durante as férias. Ou seja, para conseguir uma remuneração minimamente decente o professor trabalha além do previsto na legislação e “vende” suas férias.

Este quadro tem exaurido os docentes e vem minando a qualidade das universidades brasileiras. Na UNIFAP esta situação não é diferente e conta com a anuência da atual administração. Foi contra este quadro que a professora Cássia se propôs a atuar na presidência do SINDUFAP. Entretanto, o volume de trabalho que as atividades da UNIFAP em que está envolvida reclamam, acrescido das exigências do exercício do cargo de presidente do SINDUFAP, tornaram inviável para a professora manter a qualidade com que sempre cumpriu suas atividades.

Para não prejudicar seu trabalho docente, nem a luta do sindicato, a professora Cássia Hack viu-se impelida a abdicar do cargo de dirigente sindical e entregou a carta com as devidas explicações à diretoria e aos demais docentes da UNIFAP em 20 de outubro de 2011. Na Assembleia Geral do SINDUFAP ocorrida em 31 de outubro, a professora se fez presente para explicar aos interessados sobre as razões de sua saída e para ratificar que, embora não esteja na diretoria, continuará participando da militância sindical e que todos podemos contar com sua presença em todas as nossas atividades. Após as explicações, os docentes presentes na AG do SINDUFAP decidiram de forma unânime decidiram por esta nota de homenagem à professora Cássia Hack.

Assim, a diretoria do SINDUFAP e o conjunto dos docentes de nossa IFES têm certeza que os problemas que afetam a professora Cássia Hack nos afetam a todos, registram a indignação pelo atual estado da educação no país e o compromisso de continuar defendendo os direitos frente ao Governo Federal.

Parabéns à professora Cássia Hack e a todos os docentes da UNIFAP que se envolvem com a luta! Pois, só em razão de nossa luta, há de chegar o dia em que o ensino público de qualidade e socialmente referenciado promoverá a emancipação do povo e em que as obrigações de nossa profissão não dificultarão, mas, ao contrário, estimularão a participação na vida política.

                        No atual momento, a ação mais imediata é assegurar “10% do PIB para a Educação Pública, já!” como forma de ampliar recursos e melhorar as condições da educação brasileira. Apenas assim, a educação será realmente um direito fundamental de todas as pessoas e servirá para ampliar a consciência social comprometida com as transformações sociais em prol de uma sociedade justa e igualitária.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 03/11/2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: