RSS

ANDES-SN pesquisa o perfil dos docentes das IES brasileiras

02 dez

O ANDES-SN, em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos Sindicais (Dieese), vai realizar a pesquisa “Perfil dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil”, com o objetivo de entender as modificações e os processos que estão passando os professores universitários brasileiros.

“Queremos saber qual a percepção da nossa categoria em relação a questões como a carga horária, titulações, produtivismo, pós-graduação, expectativas e anseios em relação à carreira e ao próprio sindicato”, explica o 1º tesoureiro do ANDES-SN, Hélvio Mariano, que tem participado do grupo de diretores responsável por definir a pesquisa junto com o Dieese.

A pesquisa será feita por meio de questionários com perguntas fechadas, que serão enviados, via e-mail, para 12 mil docentes filiados ao ANDES-SN, de todas as regiões do país e de todas as áreas de conhecimento. Para montar o questionário, técnicos do Dieese conversaram com diretores do Sindicato Nacional e estão realizando pré-testes. Depois de concluída essa fase, o questionário será fechado e enviado, no começo de fevereiro, para os sindicalizados, que serão escolhidos de acordo com os critérios da pesquisa.

Na próxima semana, o Dieese deve enviar para as seções sindicais a relação dos professores que farão parte da amostra para que sejam confirmados ou fornecidos os e-mails. “É muito importante que as seções sindicais nos deem esse retorno, pois assim garantiremos a realização da pesquisa”, informou a socióloga Vera Gebrim, supervisora de pesquisas sindicais do Dieese.

“Temos de ter, pelo menos, a resposta de quatro mil professores. Como sabemos que nem todos respondem ao questionário, temos de enviar os 12 mil questionários, da maneira mais abrangente possível”, explicou a pesquisadora.

Fonte: Andes-SN

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 02/12/2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: