RSS

Sindufopa denuncia irregularidades na Universidade Federal do Oeste do Pará

01 abr

Ausência de democracia universitária, casos de nepotismo, precarização do trabalho docente e falta de infraestrutura compõem a lista de problemas da universidade

Docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) reivindicam a criação do estatuto da universidade há três anos. Em abril de 2012, o documento foi elaborado e aprovado pela comunidade acadêmica durante Assembleia Estatuinte, mas ainda não foi aprovado pela reitoria. Esta é apenas uma das várias situações de descaso denunciadas pelo Sindicato dos Docentes da Ufopa (Sindufopa), Seção Sindical do ANDES-SN.

 

Segundo o presidente do Sindufopa, Luiz Fernando de Framça, uma das principais reivindicações da comunidade acadêmica é a aprovação do estatuto. “Esta semana faz um ano que aprovamos o estatuto, que foi encaminhado à reitoria. Não é de interesse da reitoria democratizar a universidade. Somos comandados pelo reitor há mais de três anos e não temos condições de eleger a administração da Ufopa”, afirma.

Ausência de democracia universitária, casos de nepotismo, desrespeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9394/96, precarização do trabalho docente e falta de infraestrutura compõem a lista de denúncias citadas por Framça. O caso mais recente foi a publicação da portaria nº 384/2013, que aumenta o mínimo de carga horária dos professores em sala de aula, desrespeitando o estabelecido na LDB. De acordo com o documento, os docentes devem ter no mínimo 12 horas semanais de aulas. “O reitor contraria a LDB”, diz. Em carta aberta à comunidade acadêmica, do dia 27 de março, o Sindufopa também relata casos de nepotismo dentro da Universidade Confira a carta aberta.

O descaso também está relacionado às condições de trabalho para os docentes e de estrutura para os estudantes. Faltam salas de aula, laboratórios e, em alguns institutos, sala de professores. Segundo Framça, alguns alunos estudam em um prédio em construção, que abrigará o Instituto de Ciências da Educação, e outros em um hotel da cidade: “boa parte dos alunos em Santarém estudam em um hotel que foi alugado e está sendo adaptado para receber os estudantes. A universidade não tem espaço para todos os alunos. Algumas pró-reitorias funcionam neste hotel há dois anos”, comenta.

A falta de conhecimento sobre o planejamento da universidade também é relatado pelo presidente da Sindufopa. “Não temos condições de dizer qual é o planejamento porque é reitoria não apresenta e não é transparente com a categoria”, alega. Entre os desejos da comunidade acadêmica, está o espaço para discussão do modelo acadêmico atual. Framça conta que os estudantes entram na universidade pelo Enem, disputando 1,2 mil vagas, mas não começam de imediato nos cursos. Antes, eles participam de dois ciclos de formação para depois disputarem vagas nos institutos. “A gente avalia que a universidade traz o vestibular pra dentro dela. Essa situação tem tornado precárias as condições de trabalho e estimulado um individualismo no meio acadêmico. Há sobrecarga de trabalho por conta do modelo e por uma série de fatores”, acrescenta.

O presidente do Sindufopa – SSind. afirma que, desde 2011, o Sindufopa tem encaminhado denúncias ao MPF de Santarém, no Pará. “Nós já encaminhamos todas as situações para o MPF, inclusive a do nepotismo. Fizemos a denúncia para que o MP investigue”.

Para discutir a situação da universidade, uma assembleia será realizada nesta quinta-feira, dia 4, às 17h, no Campus Rondon da Ufopa. “Vamos discutir a portaria que é o fato mais recente e que está relacionado a outros fatores, pois a reitoria impôs a portaria sem discutir com os docentes. Isso também está ligado ao processo de democratização da universidade. A portaria é reflexo de toda uma posição autoritária”, diz.

A assembleia também discutirá a luta pela aprovação do estatuto. “Vamos pautar ações efetivas, realização de atos, elaboração de outras notas para manter as reivindicações”, conclui Framça.

 

Fonte: ANDES-SN
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 01/04/2013 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: